Hoje vamos apresentar a nova rubrica semanal da secção de cosplay do Ritsu!
“O que os cosplayers pensam” vai conter opiniões de 5 dos melhores cosplayers portugueses sobre um determinado assunto.

Vamos agora passar às apresentações:

André Filipe AKA Vic: Iniciou-se no mundo de cosplay em 2003, tem 22 anos e é politólogo de formação. Para além do cosplay, os seus interesses passam pela música, filosofia, e todo um leque extenso de actividades artistícas. Representou Portugal no ECG em 2011.
Página do DeviantArt

Daniela Oliveira AKA Yuna: Com 25 anos de idade, começou a fazer cosplay em 2002. É licenciada em Multimédia e Design Gráfico. Gosta deMMORPGs, Make-Up e fotografia.
Página do DevianArt

Ricardo Catarino AKA Moogle: Fez o seu primeiro cosplay em 2006 e tem 21 anos. Trabalha em animação e é adepto de natação, jogos e moldagem de kits.


Leonor Grácias AKA Lenore Eeva Leena / Leo: Tem 21 anos e comeceu este hobbie em 2004. Estudante de Design de Moda tem como grande interesse a fotografia. Vai representar Portugal no ECG de 2012.
Página do DeviantArt

Sara Cordeiro AKA Dark: Estreou-se no cosplay em 2004 e de momento conta com 24 anos. É psicomotricista e interessa-se por fotografia, filmes e música. Também ela vai representar Portugal no ECG de 2012 com a sua parceira Patrícia Bordeira.
Página do DeviantArt

E agora a pergunta desta semana:

Que achas de um cosplay quando o cosplayer não usa lentes de contacto para ficar com os olhos igual à personagem que está a representar?
(Tendo em conta que existem pessoas alérgicas ou que por um ou outro motivo sejam impedidos de as usar)

“É uma questão que está dependente de vários aspectos. Do quanto é que se está disposto a gastar num cosplay, que nível de semelhança se pretende atingir, no budget disponível, etc. Pessoalmente, acho que a proficiência na execução de um cosplay está nos detalhes, por isso se me visse na situação de ter que usar lentes de contacto, usaria. Óbvio que destas questões, salvaguardam-se pessoas com patologias que não as permitam usar esse tipo de produto oftálmico.”

“Na minha opinião, é algo que não me incomoda. Não considero lentes de contacto um adereço de cosplay de “uso obrigatório”. Quem gosta e pode, usa, quem não pode ou não gosta, não usa.
Sem dúvida que complementa o cosplay e fica bem, visto que o objectivo do Cosplayer é ficar semelhante ao personagem, mas um par de lentes de contacto coloridas, pode ser um tanto dispendioso e ainda mais para quem precisa de lentes com graduação adequada, para depois apenas usar durante algumas horas, talvez seja um gasto desnecessário. Agora uma peruca, já é outra história… :P”

“Depende bastante, há cosplayers que conseguem escapar não usando lentes de contacto. Isto é, às vezes as lentes podem não dar o efeito que o próprio cosplayer quer mesmo que seja um print idêntico vindo de um anime ou jogo. Também podem não se sentir bem com elas. É bastante relativo, mas normalmente uma pessoa consegue escapar não usando lentes apenas é mais notado num cosplay simples com por exemplo uma Hinata, ai reparava-se logo.”

“Para mim as lentes de contacto são aquele tipo de acessório num cosplay que não faz assim tanta diferença.
É um extra, quem puder usar, usa; existem pessoas que tem alergia e/ou simplesmente não as conseguem pôr ou ficar com elas muito tempo, ninguém deve ser julgado so porque tem ou não a cor de olhos exacta da personagem em questão.
E agora que existe o photoshop, ainda mais fácil é; descarregar a foto para o pc e alterar a cor dos olhos.
Em termos de Skit ou afins, há certo tipos de cores que nem se notam assim tanto, claro que acho que se tivermos uma personagem com olhos característicos, olhos vermelhos vivos, brancos…ou com algo de diferente, até se poderia investir, mas muitas vezes as lentes, são caras e não compensa assim tanto, se depois não temos mais cosplays, ou alturas para as usarmos.
Acho que quem quiser usa, quem quiser não usa.”

“Para mim, o uso de lentes de contacto serve apenas como um extra ao cosplay. Não acho que a sua falta prejudique a representação de uma personagem e por isso não condeno ninguém que não as use. Sei que as lentes não são propriamente baratas e que muitos dos cosplayers não têm a possibilidade de gastar dinheiro neste pequeno pormenor. Também tenho a consciência que muita gente é alérgica ou tem dificuldade em colocá-las.  Para além disso, existem muitos programas de edição de imagem que facilmente alteram a cor dos olhos das pessoas, ficando até, na maioria das vezes, melhores que se usassem lentes de contacto.
Contudo, é de reparar que actualmente, tanto devido ao aumento da exigência nos concursos de cosplay, tanto apenas pela exigência do próprio cosplayer em ser melhor, existe uma maior procura pelas lentes.  No entanto, é necessário ter em consideração alguns aspectos.
Na minha opinião, as lentes que ficam melhor são aquelas que têm mais do que uma cor. Por exemplo, se eu quero ter olhos azuis, prefiro comprar lentes que são constituídas por vários tipos de azuis, de forma a parecer mais natural (não temos os olhos todos da mesma cor).
Em relação às “circle lenses” (lentes com maior diâmetro, normalmente de 15 mm, com o intuito de imitar os olhos grandes desenhados nos anime/mangas),  nem todos os olhos ficam bem com esse tipo de lentes. Os olhos muito pequenos ficam estranhos, pois praticamente só se vê a íris do olho, tornando-os demasiado artificiais.
Por fim, e relativamente à segurança no uso de lentes de contacto, gostaria de dizer que antes de se começar a usar é imprescindível que se faça um exame para saber se a pessoa  é ou não alérgica e se tem lágrima suficiente para suportar as lentes.  É igualmente fundamental comprar as lentes num local seguro e mantê-las sempre hidratadas, com um líquido próprio.”

E agora é a vossa vez, caros leitores, digam-nos qual é a vossa opinião relativamente a este assunto!