O entrevistado de hoje é André Filipe – mais conhecido por Vic – e como num post anterior foi referido, tem 22 anos e iniciou-se no cosplay em 2003.
Representou Portugal na categoria individual no concurso do ECG em 2011 e é sobre esse cosplay que vamos falar.

Porquê a escolha desta personagem para cosplay?
Acho que, sem dúvida alguma, o Ezio é a personagem com quem eu me identifico mais, de todas as personagens de ficção com que eu me deparei. E isso foi um factor ao qual eu dei bastante importância. Ia representar o meu pais, que fosse com uma personagem que me desse gosto, e me motivasse a fazê-la.

Quanto tempo demorou a ser feito?
Coisa de 2 meses, tendo acabado o cosplay duas horas antes de entrar no avião para França!

Dirias que o fato, na sua totalidade, foi de fácil ou difícil construção?
Difícil. Muitos tecidos diferentes que tinham que trabalhar em conjunto, props muito detalhadas que levaram muito tempo a ser feitas, e que foram também bastante dispendiosas.

Gastaste por volta de quanto dinheiro neste cosplay?
Pergunta difícil, mas na casa dos 500-600 euros.

Aprendeste alguma coisa nova durante o processo?
Não diria que aprendi, mas que “afinei” uma série de técnicas que fui usando ao longo dos anos!

Usaste este fato para representar Portugal no ECG em 2011, que achaste da recepção tanto cá como em França?
Foi bastante boa. Estava a fazer cosplay de uma personagem bastante popular, e isso fez com que surgisse uma empatia maior imediata com o público. Tive a sorte de ter alguns cosplayers internacionais a comentar-me o fato da melhor maneira, seja no fato em si, seja na minha representação da personagem que é o Ezio.

Agora olhando de novo para o fato, mudarias alguma coisa?
Mudaria, e mudei. Apesar de ter gostado imenso do resultado final, ficam sempre coisas por melhorar. Actualmente refiz o fato quase por completo e espero voltar a “estreá-lo” brevemente num evento Português!

Iremos falar de mais fatos deste mestre lusitano de props mas também temos de dar a vez a outros cosplayers igualmente notórios!
Até o próximo post!