A peruca é um dos acessórios mais importantes num cosplay.
Nem todos os cosplayers têm a possibilidade de arranjar uma peruca boa, nem todos sabem estilizá-las, etc.
Fará isso uma grande mossa no cosplay? Ou será que o que interessa é representar a essência da personagem, usando apenas uma cor parecida, ou uma peruca lisa sem o penteado ou ondulações/caracóis, ou se a personagem tiver franja e a peruca não…?
Perderá um cosplay qualidade por uma má peruca?
É sobre isso que vamos falar hoje.

O que achas de um cosplay quando um cosplayer usa uma peruca má?
(Incluindo cor, estilo errado, má qualidade, etc)

Da esquerda para a direita: Jessie de Pokemon, L de Death Note, Anna Kyoyama de Shaman King, He-Man do mesmo e Haruno Sakura de Naruto

“Acerca das perucas, admito ser um leigo no assunto, já que nunca me debrucei o tempo que essa parte do cosplay realmente merece. Reconheço que uma boa peruca é tão importante como tecido bem cortado e costurado ou um acessório bem pintado, mas sempre me tentei afastar de usar perucas. Ultimamente tenho-me dado mais tempo a aprender a estilizar perucas e é realmente um “novo mundo”. Quanto à minha opinião, acho que se um cosplayer está disposto a gastar um montante considerável de dinheiro num cosplay, deve guardar algum para uma boa peruca, caso necessite. As perucas de má qualidade, super brilhantes e com um ar de plástico não favorecem nenhum cosplayer, e até podem arruinar o que seria um cosplay de sucesso.”

“Na minha opinião, a peruca é um dos acessórios mais importantes num fato de cosplay, por isso considero de extrema importância o uso de uma peruca adequada.
Por vezes num fato de cosplay simples, basta a peruca não ter a cor certa ou corte/ penteado adequado para que o cosplay perca o seu impacto.”

“Uma peruca errada num cosplay faz com que o cosplay seja mau.
Em termos de qualidade e estilo eu não sei porque nunca usei uma peruca, não sei as diferenças, mas poderia dizer que pelo que vejo, para mim perucas brilhantes são de má qualidade e de estilo pobre, porque primeiro ficam mal e são mesmo muito irrealistas.
Em termos de cor posso dizer que se uma personagem tem cabelo vermelho e se usas um laranja está completamente errado, muita gente pode-se se safar com isso mas não está certo porque a cor é mesmo vermelha, lógico não é? Mas ainda continuam a existir exemplos destes.
Em termos de penteado, existem bastantes técnicas e uso de diferentes tipos de materiais para chegar ao penteado perfeito, mas é difícil: personagens especialmente masculinas tendem em ter o cabelo bastante pontiagudo e extravagante (exemplo: Goku de Dragon Ball) no qual técnicas específicas necessitam de ser usadas, que faz com que seja difícil conseguir o penteado certo. Outros exemplos são usarem uma base qualquer de papel mache ou arame e colarem fios de cabelo, algumas pessoas ja usaram e resulta bem, isto é, se for bem feito.
Mas acho que quando um cosplayer usa uma peruca errada o cosplaypode-se safar caso a peruca tenha a cor e um bocado do penteado feito, caso contrario o cosplay apenas é considerado incompleto ou mau. “

“Eu sou daquelas pessoas que acha que acima de tudo se deve ter uma boa peruca. Às vezes para valorizar um cosplay mais simples, uma boa peruca faz a diferença toda!
Claro que não é crime usar uma peruca errada, eu própria no passado usei, mas temos de ter o cuidado e pensar que da próxima vez temos de tentar ter uma peruca melhor.
Não digo para comprarem mil e uma perucas para a mesma personagem (caso de vocaloids) só porque tem penteados diferentes, podemos tentar estilizar a nossa para ficarem parecidas e existem sempre alguns truques, como transformar uma peruca recta/lisa numa com dois tótós (parece fácil, mas não é).
Mas acho que temos de ter principal atenção à cor de cabelo da nossa personagem e depois ao penteado standard dela.
Só vos posso dizer que tenham atenção quando comprarem perucas, tentem ver se tem boas fibras (se trabalha com quente ou não) e tenham cuidado ao ver se são ou não muito brilhantes.”

“A seguir ao fato a peruca é o elemento do cosplay que mais me salta à vista. Ao contrário das lentes de contacto, para mim a peruca não é apenas um acessório extra, mas sim uma parte fundamental no cosplay. Uma boa peruca muda completamente o visual e por muito bom que o fato esteja, não lhe vou dar grande importância se não tiver uma boa peruca.  Infelizmente sou um bocado extremista neste assunto e apesar de saber que existem pessoas que não têm possibilidades de comprar uma peruca decente (ou porque são caras em Portugal ou porque não têm acesso às da Internet) sou muito pouco tolerante com os cosplayers que falham nesta matéria.”

Espero que tenham gostado do primeiro “O que os cosplayers pensam” em parceria com a APC!