Depois de uma longa pausa as perguntas aos nossos cosplayers estão de volta! E voltamos com uma pergunta que muitos adeptos deste hobby fazem ao longo da vida, e para a qual é difícil existir uma resposta satisfatória.

O que é o Cosplay?

“Acho que isso é a pergunta mais difícil que me podem fazer   porque 10 anos de algo é muito. Assim, o meu porquê de fazer cosplay foi-se alterando. Se nos primeiros anos era um passatempo, agora é mais uma forma de estar. As competências técnicas e sociais que aprendi nesta comunidade, a lidar com organizações, cosplayers, e afins tornaram-se num conjunto de capacidades das quais faço uso no meu dia-a-dia. É por isso que cosplay é mais do que fazer fatos, a partir do momento que grande parte da tua vida foi dedicada ao cosplay e a tudo a que lhe está subjacente. Claro que uma das coisas que sempre foi recompensador no cosplay foi o de conhecer outras pessoas com os mesmos gostos, e a oportunidade de ir fora do país, para conhecer novas formas de estar, muitas vezes intrínsecas a cada país, é verdadeiramente recompensador.”

“Para mim, para além de ser um hobby criativo e original, do qual gosto muito, fazer cosplay é como se fosse uma fuga da realidade em que vivemos. Transformo-me numa personagem de outro universo e durante aquelas horas em que sou «aquela personagem» esqueço-me do mundo real.”

“Para mim passar o dia vestido como uma personagem de que gosto é divertido. Mas não acaba aí, experimentar novas técnicas para criar um fato às vezes é divertido especialmente se correu bem, pois se não correu apenas me farto de rir para a porcaria que fiz. Mas , num todo, fazer cosplay é divertido.”

“Para mim cosplay é construir um fato, uma armadura, acessórios, props, usando toda a minha criatividade e imaginação, porque não basta fazer uma fotocópia do desenho que tens à tua frente, também é usar a imaginação e a tua criatividade para dares um toque pessoal ao teu cosplay.
É diversão, divertir não só nos eventos mas com os amigos a fazer os fatos!
É estar num palco e sentires o frio na barriga porque queres dar o teu melhor e , claro, queres que as pessoas se sintam tão orgulhosas do teu fato como tu.
É dar sempre o teu melhor.
É desesperar, porque tens de cumprir um prazo, mas infelizmente estás super atrasada.
É pedir ajuda, é aprender a mexer em novos materiais, aprender uma montanha de coisas novas e divertidas.
É por um dia esqueceres a vida e todos os teus problemas, pois és uma pessoa completamente diferente, estás apenas a representar a tua personagem.
É viveres o sonho de seres uma princesa… ou um guerreiro.
É, para mim, entrar num mundo de “fantasia” e conhecer pessoas novas e aprender coisas novas.
Isto para mim é fazer cosplay e ser cosplayer.”

“Para mim o cosplay é simplesmente a actividade de representação e interpretação de uma personagem, tenha ela uma origem (anime, manga, BD, filme, livro, etc.) ou seja mesmo de criação própria.
Não acho que uma pessoa para ser cosplayer precise de fazer o próprio fato. Considero isso mais uma realização pessoal do que um requisito para ser cosplayer. É igualmente uma forma de poupar nos gastos e de fazer o cosplay da maneira que se quer.”

Por hoje é tudo mas estaremos de volta em breve, com novas perguntas e respostas!