Tags

,

Image

Sendo uma fã de Tiger&Bunny, senti a necessidade de comprar algum artigo desta  série e por fim optei por um artbook. Avaliei as diversas ofertas que existiam no mercado, desde os Hero Books, passando pelos guide books, o HeroTV fan, o Hero Gossips… mas aquele que se pareceu encaixar melhor naquilo que procurava era este livro de ilustrações do Masakazu Katsura. Trata-se de um livro de ilustrações feito pelo responsável do character design da série (apenas o character design, já que a história ficou a cargo da equipa da Sunrise), para quem não conhece, Katsura é o autor de várias mangas tais como ZETMAN, I”S e DNA2.

Quanto ao artbook em si, está dividido em seis partes:

– a primeira parte trata-se de um one-shot de 40 páginas, ilustrado e colorido pelo próprio Katsura. Este one-shot foi publicado originalmente na Weekly Shounen Jump, numa versão a preto e branco e foi colorido posteriormente para aparecer neste artbook.

Image

– a segunda parte é uma apresentação dos heróis com várias notas do autor.

Image

– a terceira parte apresenta-nos algumas ilustrações.

Image

– a quarta parte e talvez a mais extensa de todo o artbook inclui diversos sketches que foram feitos até se chegar ao design final das personagens e outros sketches de ilustrações que mais tarde vieram a aparecer em imagens promocionais da série.

Image

Image

– A quinta e sexta parte são dedicadas aos criadores e seiyuus da série.

Image

Avaliação final: fiquei um pouco desiludida com este artbook. Estava à espera de ver mais ilustrações e menos sketches. As ilustrações coloridas são muito poucas, e a maioria dos desenhos na secção do sketches são feitos a carvão, sendo que muitos deles incluem os “borrões” originais, dando um ar sujo ao livro. Mas é sempre interessante ver a forma como as personagens foram evoluindo até chegarem ao seu design actual (dando uma olhadela rápida ao livro percebem que o autor perdeu imenso tempo à procura do Kotetsu/Wild Tiger ideal, já que gastou quase tantas páginas nesta personagem como nas outras todas juntas).

Só aconselho este livro se forem mesmo fãs ferrenhos de Tiger&Bunny ou de Masakazu Katsura. Pessoalmente aprecio bastante os dois, por isso tinha mesmo que comprar este livro.