Tags

, ,

Dia oito de Novembro do ano passado comecei uma rubrica à qual não dei continuidade. Podem ver o primeiro artigo da mesma aqui (é sobre o Envy de Fullmetal Alchemist). Nela falava um pouco das personagens que mais me marcaram ao longo dos meus anos de visionamento de anime e leitura de manga e encorajava os meus queridos colaboradores a fazerem o mesmo. Acho que estamos numa boa altura para reavivar a ideia nem que seja para manter a página viva naquelas alturas frustrantes em que não há novidades nenhumas.

Hoje venho falar-vos do meu grande amor platónico: Minako Aino, ou Sailor Venus, de Sailor Moon.

Porquê? Não faço a menor ideia. Como aconteceu com muitas raparigas da minha geração, vimos Sailor Moon quando éramos pequeninas. E acho que a Minako sempre teve aquele ar de princesa, com o cabelo loiro comprido e os olhos azuis. Pelo menos do meu ideal de princesa. Só sei que a partir do momento em que apareceu foi amor à primeira vista. Não há aqui nenhum motivo profundo já que a personalidade dela é pouquíssimo explorada no anime. É mesmo por ser absurdamente bonita.

À medida que fui crescendo apercebi-me de traços próprios dela como a boa disposição e a parvoíce geral. Acho engraçada a maneira como sonha sempre acordada (talvez mais do que a Usagi!) e aquela crise de identidade que tem – a escolha entre o sucesso como ídolo, o seu sonho, ou continuar o seu papel como guerreira – é algo com que nós como adolescentes a passar para a fase adulta nos podemos identificar bastante. Aliás, essa crise tornou-a mais humana, aos meus olhos.

Depois disto li o manga e descobri que ela era não só a líder das guerreiras como a mais destemida de todas, pondo a sua vida em risco ao fazer-se passar por Serenity só para cumprir o seu dever. É sobretudo ela quem encaminha Usagi e a transforma na mulher que esta acaba por ser. E tem uma espada!

Tenho bastante pena que no anime seja mais uma cardboard character. Teria sido bom que os traços individuais de cada guerreira tivessem sido explorados mais a fundo como acontece no manga. Ah! E depois também enveredei pelo caminho da imaginação fangirl:

Não fazem um casal mais bonito que a Michiru e a Haruka?

Se um dia vier a fazer cosplay será da Minako, sem sombra de dúvida. Gostava de encarnar a personagem uma vez que fosse só para me sentir na sua pele. Somos totalmente diferentes, não me identifico nada com ela mas… não sei, é uma personagem que idolatro desde pequena. Isso conta para alguma coisa. Até lá limito-me a fazer desenhos.