Boa tarde a todos!
Depois de uns bons dias de descanso, voltamos hoje às entrevistas com a cosplayer Marta Caldeira. Tem 19 anos e começou a fazer cosplay em 2009. O fato sobre o qual vamos falar hoje foi usado no FUPO e Anipop de 2010.

Então vamos lá!

1. Porquê a escolha desta personagem para cosplay?
Sempre adorei Vocaloid e a minha preferida sempre foi a Miku, gosto imenso dos fatos dela e da voz também, apesar de a minha voz favorita ser a da Luka. É claro que sendo Vocaloids não dá para perceber exactamente que personalidade têm mas, pelas músicas e mangas disponíveis, a Miku é alegre, jovial e energética, e gosto bastante de personagens assim!

2. Porquê este fato em especifico?
A “Magnet” é a minha música favorita de Vocaloid, adoro o dueto da Miku com a Luka. Uma amiga minha fez cosplay de magnet Luka, então quis logo fazer par com ela! Escolhi fazer um fato alternativo (em vez do ‘default’), tal como ela, que está numa ilustração que encontrámos.

3. Quanto tempo demorou a ser feito?
Demorei umas semanas porque estava sempre a parar e não tinha muito tempo para o fazer, além de que a minha mãe tinha trabalho e não podia ajudar muito.

4. O que gostaste mais de fazer? E menos?
Devo dizer que adorei fazer os phones e o mini-hat! Foram sem dúvida as minhas partes favoritas do fato. O mini-hat fiz-lo sozinha, com cartolina e tecido, e depois a minha amiga e eu pintámos a fita cinza (que era preta), usando uma caneta prateada. Quanto aos phones, comprei uns normais e depois imprimi os padrões que recortei em cartolina, com ajuda de outra amiga minha.
O pior foi mesmo coser o vestido. A máquina não cosia muito bem por causa da textura do tecido, e ficava ‘presa’ e assim. Tive que usar papel vegetal para conseguir coser.

5. Dirias que o fato, na sua totalidade, foi de fácil ou difícil construção?
Foi relativamente fácil, devido ao tecido que usei. Não precisei de fazer bainhas pois não desfiou e era meio elástico, ajudou bastante não ter que as fazer! Consegui fazer os folhos facilmente, e depois foi só adicionar as pedrinhas no decote (que tirei de um brinco) e o tule no fundo.

6. Gastaste por volta de quanto dinheiro neste cosplay?
Acho que gastei mais na peruca, 50 euros. Para o tecido, gastei uns 15 euros. As meias foram 2,50 e os phones foram 6 euros, mais o dinheiro das cartolinas (50 cêntimos, mais ou menos). Portanto, no total, gastei cerca de 70 euros. Os sapatos já os tinha, e as luvas fiz-las a partir de uns leggings velhos.

7. Aprendeste alguma coisa nova durante o processo?
Sim, nunca tinha feito um fato do zero portanto aprendi imenso! Só sabia alinhavar e coser coisas assim mais simples, como meias e lenços estragados. A minha mãe foi-me ensinando enquanto fazíamos o vestido, foi a minha primeira experiência deste género.

8. Gostaste do resultado final?
Sim, adoro aquele vestido! Gosto bastante de como fico, e uso-o no dia-a-dia também.

9. Que achaste da recepção da comunidade quando fizeste este cosplay?
Até essa altura, só tinha usado cosplay 3 vezes (FIBDA 2009 e Photoshoot 2010 / AniComics 2010), por isso ainda não estava bem habituada a pessoas a pedirem para me tirarem fotos ou a tirar fotos comigo. As pessoas reagiram bem, recebi bastantes elogios, tanto relativamente ao vestido como aos headphones. Disseram-me que ficava muito bem de Miku e que o fato me assentava bem, e isso deixou-me muito feliz e orgulhosa!

10. Agora olhando de novo para o fato, mudarias alguma coisa?
Apenas os headphones, gostaria de refazê-los, quando voltar a usar este fato.

Por hoje é tudo! Bom resto de semana!

Fotografias por: Catarina Brás, Sofia Pereira e Rafael Ferreira