Tags

, , , , , , ,

Hoje estreamo-nos nas entrevistas a cosplayers internacionais e fazê-mo-lo em grande. A nossa entrevistada é conhecida como Maridah e ganhou reconhecimento através dos seus excelentes cosplays de Saber, incluindo reconhecimento por parte de Danny Choo, personalidade forte no mundo do coleccionismo e da divulgação da cultura japonesa. A Maridah aceitou gentilmente conceder-nos esta pequena entrevista. Esperamos que gostem e que no fim a achem tão interessante e simpática como nós achámos.

ALL PHOTOS ARE PROPERTY OF MARIDAH.COM.

Quando começaste a fazer cosplay?

Comecei a fazer cosplay por volta de 2001.

Qual foi o teu primeiro fato e quais foram as principais dificuldades que encontraste durante o processo de costura/construção?

O meu primeiro fato foi de Relena de Gundam Wing. Já tinha alguma experiência na área de costura por fazer fatos para teatro e para a escola, portanto a experiência não foi muito difícil.

Muitos cosplayers portugueses nunca páram de melhorar os seus primeiros fatos, adicionando sempre novas técnicas que acabam por aprender. É algo que também fazes ou pões um fato de lado após usá-lo?

Não continuei a trabalhar nos primeiros fatos que fiz. Quando comecei estava mais interessada em fazer fato atrás de fato do que melhorar os mais antigos. Agora, sim, tento sempre melhorar os que tenho feito.

Vamos falar na Saber: quando é que tudo começou?

Em 2009. Vi Fate/Stay Night numa altura em que tinha perdido o interesse pelo cosplay. Depois de acabar a série voltei a sentir-me inspirada por causa da Saber. Fiz o meu primeiro fato nesse ano e usei-o na Fanime, um evento que decorre na Califórnia; tudo isso ajudou-me a voltar a ganhar interesse no cosplay.

Qual foi o teu primeiro fato de Saber? Quão difícil foi fazê-lo, na altura?

Foi a armadura que usa na série. Foi bastante puxado porque nunca tinha feito nada do género antes. Trabalhei com materiais como forex e eva pela primeira vez e fazer os acessórios e costurar o vestido também foram experiências novas. Foi um trabalho bastante intenso e perdi imensas horas de sono antes do evento porque só tive pouco mais de um mês para o acabar.

Photobucket

Como foi a reacção do público na altura?

Foi bastante positiva. Quase esmagadoramente positiva, para dizer a verdade. Nunca tinha tido reacções a fatos meus àquele nível. O meu fato de Lina Inverse tinha sido bem recebido no ano anterior mas nada se comparou à reacção que tive com a Saber. Fui apanhada de surpresa porque não tinha bem a noção da quantidade de fãs que a Saber tinha. Tive pessoas a seguirem-me literalmente por todo o evento e quase até de regresso ao meu quarto! Foi… intenso, à falta de melhor palavra. [risos]

Photobucket

Qual dos fatos de Saber foi o mais difícil?

Foi mesmo esse. Despendi mais trabalho e energia nesse fato do que em qualquer outro que tenha feito. Tomou conta da minha vida por um mês. [risos]

Photobucket

Consegues escolher um favorito?

Provavelmente será a Saber versão casual. Diverti-me imenso quando usei o fato com amigos e é extremamente confortável.

Photobucket

Tens planos para outros fatos de Saber como, por exemplo, a Saber Extra?

Irei fazer mais fatos da personagem mas os meus projectos actuais não estão relacionados com a Saber.

Photobucket

Lembro-me que o Danny Choo uma vez se referiu a ti como a versão humana da Saber. Como é que isso te fez sentir? Mantêm contacto e há planos para colaborações futuras?

Senti-me bastante lisonjeada e os artigos que fez sobre os meus fatos trouxeram-lhes um foco de atenção enorme. Sinto-me bastante agradecida por isso! Espero colaborar com ele novamente no futuro. Participei duas vezes no Culture Japan e participei na AX [Anime Expo, em Los Angeles] como a sua mascote, Mirai Suenaga, para promover o programa quando foi transmitido na televisão norte-americana. Leio regularmente o seu blogue. É bom ver quão longe o levou e acho-o uma fonte de inspiração.

Photobucket

Esta é uma pergunta de uma das nossas colaboradoras que também é cosplayer: como é a comunidade de cosplay nos Estados Unidos? Existem animosidades entre vocês, drama após os concursos ou apoiam-se mutuamente sem segundas intenções?

Não participo em concursos por isso consigo evitar esse tipo de situações mas sim, tem vindo a existir uma animosidade crescente nos últimos anos. É difícil evitá-lo em comunidades grandes como a nossa, mas aprendi que só te afecta se deixares que te afecte. Existem pessoas genuinamente boas envolvidas no cosplay portanto é importante procurar essas pessoas e não nos preocuparmos com as que não valem a pena.

Como é a comunidade norte-americana quando comparada com outras comunidades com as quais tiveste contacto?

Há um espírito de individualismo e independência nos cosplayers norte-americanos que não encontro em cosplayers de países como as Filipinas ou a China, por exemplo. Os amigos que tenho em ambos apoiam-se e partilham um sentido de orgulho nacional que não consigo encontrar nos Estados Unidos. Não creio que existam grandes diferenças entre países mas nota-se claramente que existem comunidades mais coesas em determinados sítios.

Photobucket

Sei que também coleccionas figuras. Consideras-te uma coleccionadora ávida? Tens algum tipo de regras sobre o que comprar (como só comprar figuras de personagens que conheces, etc.)?

Adoro coleccionar figuras, sim. As minhas regras são basicamente comprar só figuras que realmente goste e de personagens que me digam algo. Não sou o tipo de coleccionadora que compra sets inteiros ou que almeja ter o maior número de figuras de determinada série ou personagem. Há tanta oferta no mercado que tens obrigatoriamente que te impôr algumas regras. Por exemplo, compro imensas figuras da Saber mas sou escolho as que compro minuciosamente. Há imensas figuras dela que não compro porque há certos detalhes que não me agradam. Ela tem tantas figuras no mercado que é fácil escolher apenas algumas e mesmo assim acabar com bastantes na colecção. [risos]

Há quanto tempo coleccionas?

Desde cerca de 1999. Comecei a coleccionar quando comecei a ver anime. Costumava levar a minha mãe ao desespero por causa da quantidade de dinheiro que gasto. [risos]

Se pudesses escolher as três melhores figuras na tua colecção, quais seriam elas?

O meu Nendoroid da Saber Lion, a Saber Triumphant Excalibur e a minha figura da Shadow Lady (que infelizmente está na garagem dos meus pais noutro estado!).

Photobucket

De volta agora ao cosplay para uma última pergunta: podes partilhar alguns dos teus projectos futuros connosco ou são secretos?

Estou a fazer a Kuroneko de Oreimo e a Yuuko de Dusk Maiden of Amnesia mas a minha lista de projectos é demasiado grande risos Costumo publicar WIPs e planos futuros no Facebook. Não sou muito secretiva quanto aos meus projectos. [risos]

Podem visitar a Maridah quer na sua página quer no Facebook:

Maridah.com
Maridah Cosplay [Facebook]