Olá a todos! Como sabem, começamos agora com a panóplia de entrevistas internacionais no que conta a cosplay! Estamos a contactar alguns cosplayers conhecidos cujo trabalho seja do agrado de todos!

Esta semana temos orgulho em apresentar uma entrevista com as Green Makakas! Os seus trabalhos são bastante conhecidos e demonstram criatividade ao máximo!

Comecemos então:

1 – Olá e sejam bem-vindas à Ritsu&Co! Comecemos então por dizerem os vossos nomes e onde vivem, por favor!

R: Olá e obrigada por esperarem pela nossa resposta! Actualmente as Green Makakas consiste num grupo de duas pessoas, Anna e Kate e seremos nós a responder às perguntas. Temos também um terceiro membro que tem sido menos activa no último ano tendo por sinal a sua própria conta, a Alice. Todas nós moramos em Nord-Rhein Westfalia, Alemanha.

2- O vosso trabalho é conhecido entre os cosplayers. Como conheceram o “cosplay” nos seus temos e quando começaram?

R: Ouvimos falar em cosplay por volta de 2004-2005. Nessa altura só líamos mangas, sendo Hellsing o nosso preferido. De alguma maneira soubemos pela internet que havia pessoas a caracterizar personagens de anime e manga que ao inicio achamos estranho … um ano depois fomos a uma convecção e decidimos fazê-lo também! No ano seguinte, 2007, fomos novamente com um cosplay algo mau de D.Gray Man. Podia ser pior, mas mesmo assim, foi bastante improvisado tendo em conta que não sabíamos o que estávamos a fazer. No mesmo ano conhecemos a Alice que fez um cosplay de D.Gray  Man também.

3 – Considerando a última questão, qual foi o vosso primeiro cosplay?

R: D.Gray Man como já foi mencionado. Se bem que ainda tivemos aquela coisa de Akatsuki … mas como não foi sério não conta tanto. Sim … tempos difíceis, tempos difíceis …

4 – De acordo com alguma pesquisa feita, vocês nasceram na Rússia mas vivem actualmente na Alemanha. Entram em contacto com as duas “comunidades Otaku” ou só uma? Falem-nos um pouco disto!

Sim é verdade, nós viemos da antiga União Soviética. A Anna e a Kate vêm da Ucrânia enquanto a Alice é descendente da Rússia  De facto, a gente mantém contacto com a comunidade russa através da internet. As comunidades russas e alemãs são diferentes em certos aspectos e é sempre algo interessante de se ver. Os alemães são habitualmente mais calmos e terra-a-terra e há um bom ambiente, já os russos tendem a ser bastante ambiciosos e motivadores mas ambas as comunidades têm cosplay lindíssimos.

Já agora, ultimamente demos uma espreitadela na comunidade de cosplay chinesa e, falando a sério, é fascinante! É incrivelmente interessante ver as diferentes atitudes dos cosplayers pelo mundo! Como nós cosplayers partilhamos a mesma paixão, seja qual for a cultura por trás, e isto é a grande qualidade neste hobby. Ficamos a conhecer imensas pessoas pelo mundo inteiro!

5 – Ao visitar a vossa galeria, é notável a qualidade incrível dos vossos cosplays. Qual é o vosso preferido e aquele que gostam menos e porquê?

R: Primeiro, obrigado pelo elogio! Aqui será melhor separarmos as respostas por cada uma:

Anna: Os meus cosplay preferido são os de Lelouch, penso. É um personagem que amo imenso. Code Geass é simplesmente um anime impressionante e o Lelouch é um personagem bastante único. O cosplay que menos gosto é difícil de escolher … talvez Harry Potter. Simplesmente não fiz muito com este cosplay contudo, sinto que existe muito potencial nele sendo que é o personagem principal da série e transporta um grande significado na minha adolescência. Bem, é quando a inspiração ataca.

Kate: Os meus preferidos são os de C.C e de Beatrice porque amo Code Geass e a visual novel de Umineko com todo o meu coração e por esta razão ainda consigo ter novas ideias para fotos com estas meninas, ha-ha! (Não só estas meninas, mas todas as personagens destas séries). O que menos gosto é, infelizmente, o de Bellatrix Lestrange pelas mesmas razões que a Anna disse. Cosemos os fatos porque HP teve um grande impacto em nós enquanto crescíamos mas é tão popular que … vocês sabem, sinto que cada ideia que nós temos para fotos já existe ou foi bastante usada. Sinto o potencial mas não consigo libertá-lo.

6 – A vossa página de DeviantArt tem mais de 120 000 visitas e já foram destacadas no cosplay.com pelo menos uma vez! Qual é o vosso segredo detrás deste grande sucesso?

R: Oh Deus, não sabemos! Nem sequer pensamos muito em ganhar popularidade. Todos nós queremos que o nosso trabalho seja visto claro,  e esperamos que todos gostem do nosso desempenho e ficamos sempre felizes quando isso acontece mas não é onde nos focamos realmente. Acho que se relaciona ao gostarmos do que estamos a fazer e tentamos sempre o nosso melhor ao encarnar as personagens que amamos. Pensamos sempre na melhor maneira de capturar os sentimentos certos dos personagens e esperar que isso se reflicta no nosso trabalho. Ficamos extremamente felizes quando as pessoas vêm e partilham a mesma paixão que nós!

7 – Ao categorizar o vosso trabalho, é evidente que vocês pensam primeiramente no personagem. Séries como Code Geass, Durarara, Umineko, Legend of Korra e até Game of Thrones estão na lista dos vossos cosplays terminados. Qual foi a série que vos deu mais gozo fazer cosplay?

R: Code Geass será sempre o nosso número um, de certeza. Fizemos tanta coisa desta série e há tantas histórias e memórias. Mas também é bom ter cosplays que não seja tão pesados ou complicaods de vestir … que não é o caso de Code Geass.

Durarara com o seu look casual é uma maravilha, sinceramente. É interessante tirar fotos com fatos enormes e glamourosos (maioritariamente somos nós que tiramos uma à outra), mas também é fixe desenvolver ideias perante cosplays mais “civis”.

8 – A vida de uma cosplayer é obscura e cheia de terrores! Qual foi a situação mais cómica que alguma vez vos aconteceu? E qual foi a mais assustadora?

R. Aterroriza-nos pessoas alcoolizadas. Volta e meia, há sempre alguns que vêm ter connosco e perguntam coisas estranhas. Então quando tiramos fotos bastante cedo e não temos ninguém à nossa volta … e somos duas raparigas! Felizmente, não temos nenhuma história que chamemos a mais assustadora, mas sermos apanhadas numa multidão de adeptos de futebol bastante bêbados foi assustador o suficiente, por exemplo. Agora a parte cómica – temos histórias bastante engraçadas! Por vezes obtemos comentários hilariantes de pessoas exteriores, Russos por norma, que por acaso não são assim tão poucos na Alemanha e nós claro, percebemos russo. E portanto há uns quantos casos em que ouvimos russos a fazer comentários infelizes sem saber que nós os percebemos como “olha para as mamas enormes daquela gaja!”. O mais agonizante foi que isto foi dito por um velhote portanto está entre o hilariante e o assustador. Também tivemos uma sessão fotográfica em que uma de nós perdeu as calças enquanto corria .. ainda nos rimos cada vez que essa história é mencionada!

9 – É visível que vocês tomam grandes projectos. Qual foi o cosplay que levou mais tempo e tomou mais da vossa paciência e qual é aquele que estão mais orgulhosas?

R.  Normalmente são os detalhes que nos levam mais tempo. A Kate adora fazer esse tipo de trabalho que leva tempo. Ainda hoje nos lembramos de como fizemos o fato vermelho da C.C e o de Lelouch Imperador ao mesmo tempo tendo pouca experiência na costura e continuamos impressionadas com o resultou. Na altura nem parecia grande coisa mas agora pensamos: “Como é que nós tivemos esta ideia?”

Esses são os dois mais fatos que estamos mais orgulhosas. Temos feito algumas maroscas desde então mas esses dois são a ligação entre zero de experiência e um grande desafio. E também o vestido de Beatrice deve ser mencionado. Queríamos que fosse o mais idêntico possível ao que demonstra na Visual Novel até porque a saia tem um efeito mais redondo do que no anime.. Só o simples facto de “ser mais redonda” levou-nos um mês a coser e ainda temos arrepios só de pensar nisso. Mas ao menos ficamos felizes com o resultado!

10 – Bem, parece que chegamos ao fim. Muito obrigado pela vossa participação. Ao fechar esta entrevista, podem dar algumas palavras à comunidade portuguesa?

R: Mais uma vez, muito obrigado! Foi muito giro! Divirtam-se com este hobby e sejam criativos! Não há nada melhor que isso. Tentem obter a maior felicidade e inspiração deste hobby!

Muito obrigada pelo vossa disponibilidade e continuem com o vosso óptimo trabalho!

Visitem as Green Makakas em

DeviantArt: http://green-makakas.deviantart.com/

WorldCosplay: http://worldcosplay.net/member/828/

Twitter: https://twitter.com/Green_Makakas

Espero que tenham gostado!

xoxo,

Chibi-Cat